Cosplayer Chinesa é "Presa" por usar Kimono Japonês
No dia 10 de agosto, uma jovem que estava fazendo um cosplay da personagem Ushio Kofune da franquia Summertime Render, reclamou nas redes sociais que enquanto estava na fila para comprar um refrigerante na cidade de Suzhou no leste da China, ela e seu cinegrafista foram subitamente cercados pela polícia.
Segundo sua publicação na rede social chinesa Weibo (que pouco tempo depois foi censurada), o interrogatório começou devido ela estar usando um kimono japonês em publico. Aparentemente, o patriotismo e o sentimento anti-japonês estão cada vez maiores na China, e os fãs da cultura japonesa estão enfrentando uma repressão crescente no país.
Na publicação a cosplayer também divulgou um vídeo onde ela mostra o suposto cerco feito pelos policiais, durante o vídeo podemos escutar a mulher explicando para os policiais que ela está apenas tirando algumas fotos, quando um deles responde: "Se você estivesse usando um kimono chinês, eu não estaria lhe dizendo isso. Mas você é chinesa e está usando esse kimono. Você é chinesa não é?"
Quando a mulher pergunta por que eles estão gritando com ela, o policial responde que ela é "suspeita de procurar brigas e causar distúrbios", e vários policiais pegam a mulher e a levam "presa". Obviamente a postagem e o vídeo viralizaram nas redes sociais, já tendo mais de 8 milhões de visualizações.
Além disso, segundo a postagem, a cosplayer foi interrogada na delegacia por cerca de cinco horas, durante a qual até mesmo seu smartphone foi revistado, suas fotos foram apagadas e sua roupa confiscada.
Em uma outra postagem feita na rede social QQ space, a mulher fez o seguinte comentário:
A polícia me disse que o que eu tinha feito era errado. Eu me sinto impotente. Gosto da cultura japonesa e europeia, e também da cultura tradicional chinesa. Gosto do multiculturalismo e gosto de assistir anime. É errado você gostar dessas coisas?Parece que eu não tenho liberdade para vestir o que quero ou dizer o que quero.
fonte: livedoor
Tags:
Animes